Trecho do metrô que chega ao aeroporto é inaugurado para Paris-2024
- ogalofrances
- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2024
A expectativa de receber o mundo tem agitado Paris a pouco mais de um mês do início da Olimpíada. Nesta segunda (24/6), o presidente da França, Emmanuel Macron, inaugurou a extensão de uma das linhas de metrô que atravessam a capital francesa. A Linha 14 agora tem oito estações a mais e chega até ao Aeroporto de Orly, no Norte de Paris. A expectativa é que 800.00 pessoas utilizem a linha diariamente durante os Jogos Paris-2024.

Foto: Yves Herman (Pool)
O aeroporto de Orly é o segundo maior da capital e também será porta de entrada de atletas olímpicos, delegações e torcedores, assim como o aeroporto Charles de Gaulle. O tempo estimado do centro de Paris até o aeroporto é de 25 minutos.
Já em funcionamento, a linha com suas novas oito estações e 28 quilômetros vai atender às delegações dos países que disputarão os Jogos, pois passa pela Vila Olímpica, pelo Stade de France e pelo Centro Aquático.
A facilidade de locomoção, que será um dos legados da Olimpíada para os parisienses, teve um preço. Bancando todo custo, a Sociedade de Grandes Projetos (Société des Grands Projets) investiu 3,5 bilhões de euros na extensão da Linha 14 de Paris. Além disso, a entidade gastou 1,1 milhões de euros para comprar 72 novos comboios. No entanto, nem todos estão em operação. Até o início da Olimpíada, cerca de 50 estarão em funcionamento.
A obra de extensão desta linha do metrô durou oito anos.

A cerimônia de inauguração também contou com o ex-Presidente da França, Nicolas Sarkozy e a Ministra de Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra. A Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, não compareceu à solenidade e foi representada pelo Secretário de Transportes, David Belliard.
A Olimpíada de Paris será disputada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
Comments