top of page

Teddy Riner sonha que “Estado destine orçamento” para esporte

  • ogalofrances
  • 6 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 9 de fev.

O pentacampeão olímpico de judô, Teddy Riner, disse que sonha que "o Estado destinasse um orçamento" para o desenvolvimento do esporte na França. “Quero que o Estado coloque no orçamento. Porque (o esporte) é saudável e é um meio de integração social para os jovens", afirmou o astro mundial do judô.


O orçamento esportivo, que nos últimos dias o governo havia considerado reduzir, foi protegido em sua versão proposta no último outono, já significativamente reduzida em relação ao primeiro semestre de 2024, o ano olímpico.


Riner estava entre os campeões olímpicos e paralímpicos que assinaram um documento contra o corte no orçamento do esporte.

"O esporte é a vitrine de um país", disse Djamel Bouras, presidente do Paris Saint-Germain Judo, convencido de que "quanto mais pessoas praticarem esporte, menos pagaremos em hospitais".


O ex-judoca, campeão olímpico na Rio-2016, também vê nos cortes orçamentários feitos de um ano para o outro um sinal de que o esporte é "o bode expiatório da sociedade".


Ele concluiu dizendo que  "provamos que somos uma nação esportiva, mas todos devemos caminhar na mesma direção". Seis meses após os Jogos Paris-2024, os dojôs registraram um aumento de 5% no número de praticantes.

Комментарии


bottom of page