Taito Kato vence na pista, mas título da F4 vai para tapetão
- ogalofrances
- 5 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
Por Marcio Arruda A última etapa do campeonato francês de Fórmula 4 foi disputada em Paul Ricard, Le Castellet, nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Mas, infelizmente, a decisão do título, que deveria ter sido encerrada neste domingo (06/10), foi parar nos tribunais desportivos e o nome do campeão só será conhecido em breve.

A corrida de domingo foi disputada sob chuva. Todos os pilotos optaram por utilizar pneus para estas condições traiçoeiras de pista. Com a largada em Safety Car, os pilotos completaram três voltas até que o carro de segurança saísse da pista para que os pilotos pudessem acelerar e promover as tão esperadas disputas.
Muito rápidos na chuva, Dylan Estre e Gabriel Doyle Perfect figuraram entre os candidatos à vitória. Taito Kato e Yani Stevenheydens, que disputavam o título, também estavam no pelotão da frente.
A volta a volta, e constantemente, inúmeras ultrapassagens foram feitas, mas, por vezes, fora dos limites da pista, levando a investigações por parte da direção de prova.
Por causa destes incidentes, o resultado da corrida sofreu modificações. Os dois líderes receberam uma penalização de 5 segundos (limite da pista), mas a sua liderança sobre o resto do pelotão permitiu a Doyle Perfect conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 4. Estre ficou logo atrás. O belga Yani Stevenheydens foi penalizado em dez segundos e caiu para a 11ª posição. Jules Caranta ficou na terceira posição à frente de Bernier,
Com a pontuação desta corrida, Taito Kato, que terminou em nono lugar neste domingo, subiu para 280 pontos, contra 274 de Yani Stevenheydens. Porém, a classificação da corrida de sábado continua sob judice. Assim, o título da Fórmula 4 francesa obtido em Paul Ricard pelo piloto japonês na pista não foi ratificado.
Classificação do campeonato após a etapa de Paul Ricard:
1. Kato: 280 pontos
2. Stevenheydens: 274 pts,
3. Caranta: 266 pts,
4. Kieffer: 116 pts,
5. Bernier: 116 pts
Comentarios