Salon Rétromobile homenageia conquistas da França na F1
- ogalofrances
- 5 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de fev.
Por Marcio Arruda
A 49ª edição do Salon Rétromobile acontecerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro em Paris. Evento realizado todos os anos na capital francesa desde 1976, este salão reúne novidades e antiguidades em duas e quatro rodas. Na edição 2025, o Salon Rétromobile criou um estande para contar a história da França na Fórmula 1.
Neste ano, a França celebra os 40 anos do primeiro título mundial de um piloto francês na Fórmula 1; Alain Prost conquistou o primeiro de seus quatro títulos em 1985. O país também celebra os 20 anos do inédito título de uma escuderia francesa na F1; a equipe Renault, juntamente com o espanhol Fernando Alonso, faturou os títulos de pilotos e de construtores em 2005.
O salão reuniu 15 carros de F1 de épocas distintas, sempre com alguma ligação com a França. Havia carros de equipes francesas ou com motores franceses ou que foram guiados por pilotos franceses.

Dentre os modelos expostos, não havia um destaque, já que todos são astros que desfilaram em suas épocas na Fórmula 1.
Alguns dos modelos presentes venceram corridas e até campeonatos de Fórmula 1. Um dos carros em exposição era o modelo MS80 da francesa Matra (Mécanique Aviation Traction), que ajudou o escocês Jackie Stewart a conquistar seu primeiro título na categoria, em 1969. O ex-recordista de vitórias da F1 ganhou seis das 11 corridas daquela temporada. Esta foi a primeira vez que a França alcançou um título na F1.
O sonho da França em fazer um piloto francês campeão mundial de F1 em uma equipe francesa nunca se tornou realidade. Matra, Ligier e Prost são os melhores exemplos.
O Salon Rétromobile trouxe, além da Matra, outros dois carros construídos por times franceses. A Ligier JS31 – as iniciais dos modelos dos carros de Guy Ligier se referiam ao amigo Jo Schlesser – foi guiada pelo francês René Arnoux em 1988.
Outro carro construído por equipe francesa exposto neste salão foi o AP03. Este modelo da Prost Grand Prix foi pilotado pelo francês Jean Alesi em 2000.
No salão, dois carros da equipe Renault dos anos 80. O RS20, que foi guiado por René Arnoux, disputou a temporada de 1980. O modelo conquistou três Grandes Prêmios: Arnoux venceu no Brasil e na África do Sul e o francês Jean-Pierre Jabouille ganhou na Áustria.
O outro exposto foi o RS40, guiado pelo francês Alain Prost na temporada de 1983. Naquele ano, o francês terminou vice-campeão do mundo, tendo vencido os GPs da França, Bélgica, Grã-Bretanha e Áustria. Em 83, a Renault foi vice para a Ferrari.
Como fornecedora de motor, a Renault conquistou 12 títulos na F1. Estas conquistas foram lembradas com a exposição de dois modelos. O primeiro foi o B195 da Benetton, modelo guiado pelo alemão Michael Schumacher no bicampeonato mundial, em 1995; o segundo foi o FW19 da Williams, do título do canadense Jacques Villeneuve e último da escuderia inglesa.

Duas Ferrari atraíram os olhares dos fãs da F1: o modelo 156, guiado por René Arnoux no GP do Brasil de 1985, e o modelo F92, pilotado por Jean Alesi na temporada de 1992.
Ainda tinha a McLaren MP4/9, que foi pilotada pelo finlandês Mika Hakkinen em 1994, e a Jordan 197, que foi usada pelo alemão Ralf Schumacher em 1997. Os dois modelos são impulsionados pelos motores franceses da Peugeot.
O Salon Rétromobile acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro no centro de convenções Porte de Versailles, em Paris.
Comments