top of page

Restaurantes são vítimas de golpes antes da Olimpíada

  • ogalofrances
  • 20 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura

Os Jogos Olímpicos serão um período muito importante para os donos de restaurantes e food trucks porque é a possibilidade real de um aumento substancial no lucro dos comércios, já que é esperada a chegada de milhares de turistas a Paris. No entanto, há golpistas que têm enganado comerciantes praticando roubos de grandes quantias.

O golpe é simples: os restaurantes recebem um e-mail que descreve com precisão os elementos linguísticos da comunicação do Comitê Olímpico. As mensagens geralmente têm o seguinte texto: "Temos o prazer de lhe enviar a documentação essencial para facilitar a pré-seleção da sua candidatura. (…) Como especialista em culinária, você tem a chance para alcançar o sucesso nos Jogos Paris-2024."

A partir da mensagem, uma pessoa entra em contato com o dono de restaurante e explica que um prestador de serviços o reprovou em um evento futuro. É informado ao dôo do restaurante que será necessária a presença dele num comitê. Neste momento, é pedido um depósito ao comerciante com uma promessa de que, caso o restaurante não seja finalmente aprovado, ele será ressarcido da quantia depositada. Passado uns dias, o dono do restaurante recebe a informação de que sua presença não será mais necessária no comitê e que será reembolsado. No entanto, esse reembolso nunca é realizado.


Foto: M. Garcia

Os criminosos atuam como pescadores, enviando inúmeros e-mails na esperança de que o maior número de donos de restaurantes caia no golpe. Nos últimos quatro meses, quinze queixas foram apresentadas na região de Paris e dois suspeitos foram presos.

Commentaires


bottom of page