top of page

Primeiro boxeador transgênero da Europa vai enfrentar homens

  • ogalofrances
  • 23 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2024

A última luta de Maho Bah-Villemagne, de 30 anos, foi a derrota por pontos para Wassila Lkhadiri, que disputará os Jogos Olímpicos de Paris, na final do Campeonato Francês Amador Feminino da categoria -52 kg, no dia 17 de dezembro de 2022, em Asnières (Hauts-de-Seine). O próximo combate será no dia 6 de julho, no Challenge Boxing, em Marselha. Neste intervalo de 18 meses, muita coisa mudou na vida de Maho Bah-Villemagne; inclusive o adversário da luta em Marseille, que será um homem.

Em 13 de abril de 2023, o Comitê Diretor da Federação Francesa de Boxe, examinou o pedido de Bah-Villemagne para uma licença profissional masculina. Dado seu histórico, Bah-Villemagne teria de lutar mais cinco lutas – todas com autorização prévia da FFB – antes de poder obter uma licença profissional para combates masculinos. E a primeira destas lutas será uma disputa amadora entre homens no Sul da França.

Em 25 de julho do ano passado, Bah-Villemagne escreveu ao Ministério Público do Tribunal Superior de Marselha uma carta detalhada. No documento, ele especificou: “Sou um homem transgênero. Ou seja, o meu gênero não corresponde ao sexo que me foi atribuído à nascença e que consta na minha certidão de nascimento e na minha identidade (feminino)”.

No dia 8 de fevereiro deste ano, o atleta recebeu uma carta do Ministério Público, autorizando a alteração na certidão a partir de 8 de março de 2024.

De certa forma pressionada pela autorização do MP do Tribunal Superior de Marselha, a Federação Francesa de Boxe decidiu acolher o pedido de Maho Bah-Villemagne.


Depois de 27 lutas (12 vitórias e 15 derrotas) contra mulheres, Bah-Villemagne, nascido na França, se tornará o primeiro boxeador transgênero da Europa. E a primeira luta deste boxeador em combates contra homens está marcada para o dia 6 de julho.

Comments


bottom of page