Pilotos franceses repetem pódio na F1 depois de 27 anos
- ogalofrances
- 3 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2024
Por Marcio Arruda
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, disputado em Interlagos neste domingo (03/11) foi histórico para a França. Os dois únicos pilotos franceses do grid, que guiam para a única equipe francesa, subiram ao pódio na corrida em São Paulo. Esteban Ocon chegou em segundo e Pierre Gasly, em terceiro após o vencedor do dia chuvoso, o holandês Max Verstappen.

Foto: Alpine
Numa corrida completamente acidentada, com muita chuva e bandeiras vermelhas, o final foi inusitado. Não pela vitória de Max Verstappen, líder do mundial que ampliou a vantagem na classificação do campeonato para 62 pontos, mas pelo pódio conquistado pelos dois franceses.
O resultado coroou a boa corrida feita pela equipe Alpine, que tem tido poucos resultados bons nesta temporada. A escudeira francesa tinha feito 14 pontos nos 20 primeiros GPs de 2024. Neste 21º Grande Prêmio da temporada, a Alpine, que estava em último no mundial de construtores, conseguiu 35 pontos e agora ocupa a sexta colocação do campeonato de equipes.
O pódio deste domingo em Interlagos é o melhor de dois pilotos franceses desde o GP da Espanha de 1997. Há 27 anos, Olivier Panis (Prost GP) e Jean Alesi (Benetton) subiram ao pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Aquele GP disputado na Catalunha foi vencido pelo canadense Jacques Villeneuve.
Antes desta corrida na Espanha, o melhor resultado da França após o tetra de Alain Prost, em 1993, foi o GP da Alemanha de 1994. A vitória da corrida disputada em Hockenheim em 31 de julho daquele ano foi do austríaco Gerhard Berger, que subiu ao pódio com os franceses Olivier Panis (em segundo) e Eric Bernard (em terceiro), ambos da francesa Ligier.
Com exceção das vitórias de Ocon no GP Hungria de 2021 e de Gasly no GP da Itália de 2020, este resultado em Interlagos é o melhor para a França nos últimos trinta anos (a corrida de 1994 na Alemanha foi disputada há pouco mais de trinta anos e três meses).
Comments