top of page

Paris-2024 reduz pegada de carbono quase pela metade

  • ogalofrances
  • 13 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de dez. de 2024

Convencido da responsabilidade dos grandes eventos desportivos internacionais face aos desafios ambientais e climáticos, Paris-2024 estabeleceu a partir da candidatura uma estratégia ambiciosa para reduzir os seus impactos ligados à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No geral, Paris-2024 conseguiu reduzir a pegada de carbono dos Jogos em 54,6% em comparação com a média das edições Londres-2012 e Rio-2016, ou seja, uma pegada de carbono calculada em 1,59 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Em outras palavras, a pegada de carbono dos Jogos caiu pela metade num comparativos com as edições inglesa e brasileira das Olimpíadas. Com a sua economia circular e ações de preservação ambiental, Paris-2024 deixa para a posteridade e para as novas organizações de Jogos um modelo organizacional e ferramentas para inspirar.


Para conseguir conter a pegada de carbono dos Jogos abaixo de 1,75 milhões de teqCO2, a abordagem de Paris-2024 rompeu com a dos grandes eventos esportivos: passar de uma pegada de carbono pós-evento com ações de compensação, a definição de um objetivo e uma estratégia para reduzindo o impacto do carbono antes dos Jogos.


Para controlar, reduzir e estimar as suas emissões de carbono ao longo da preparação dos Jogos, Paris-2024 criou uma equipe climática dentro do Comitê rodeada por especialistas para a transformação ecológica dos Jogos. Também apoiado por empresas especializadas independentes treinadas no método Bilan Carbone, Paris-2024 desenvolveu um método e uma ferramenta de cálculo que acumula quase 10.000 dados.


Após a compilação dos dados do evento, Paris-2024 atingiu o seu objetivo com uma pegada de carbono dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos registada em 1,59 milhões de teqCO2, uma redução de 54,6% face à média das edições de Londres-2012 e Rio-2016.


O alcance do objetivo carbono foi possível através da implementação de ações para evitar, reduzir e controlar impactos em todos os setores da organização, como construção, operações e viagens.


Comments


bottom of page