top of page

Marquinhos marca, e PSG goleia o Lille

  • ogalofrances
  • 1 de mar.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de mar.

Por Marcio Arruda O Paris Saint-Germain recebeu o Lille neste sábado (01/03) no Parc des Princes num jogo que reuniu os dois únicos clubes franceses que disputam a atual temporada da Champions League. Líder da Ligue 1, o PSG goleou o Lille numa partida que foi resolvida no primeiro tempo. Os quatro gols marcados, sendo um do brasileiro Marquinhos, definiram o triunfo do PSG.


Técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique optou por começar a partida com uma zaga 100% brasileira: Lucas Beraldo começou o jogo no lugar de Willian Pacho. Outra mudança foi a saída de Kvarado time titular; Gonçalo Ramos, que fez um hat-trick durante a semana na partida pela Copa da França, formou dupla de ataque com Bradley Barcola.


O jogo começou com o Paris Saint-Germain pressionando o Lille. O clube da capital dominou o meio de campo e criou as principais jogadas com chance de gol. Tanto que não demorou a abrir o placar. Logo aos cinco minutos, Ousmane Dembélé fez jogada característica pela direita. O camisa 10 cortou pro meio e soltou o torpedo. O goleiro Lucas Chevalier não segurou e deu rebote. Barcola, livre no bico da pequena área, ficou com a sobra e só empurrou para o fundo da rede. Um a zero para o PSG.


Aos 18 minutos, Dembélé arriscou uma bomba de fora da área. Chevalier fez uma difícil defesa e deu rebote. Mas, desta vez, o goleiro do Losc saiu nos pés de Gonçalo Ramos e atrapalhou o arremate do camisa 9. Na sobra, Hakimi chutou e a bola parou de novo na defesa de Chevalier.


Três minutos depois, nova blitz do PSG na área do Lille. João Neves, na marca do pênalti, chutou com estilo e Chevalier fez outra difícil defesa.


Fotos: Teampics/PSG

No minuto seguinte, um cruzamento despretensioso da esquerda quase saiu pela linha de fundo. Marquinhos, praticamente sem ângulo pela direita, fez um belo arremate de cabeça e encobriu o goleiro Chevalier para fazer o segundo do PSG no jogo. Este foi o primeiro gol do zagueiro brasileiro desde a vitória do clube sobre o Strasbourg em 28 de dezembro de 2022.


O time de Luis Enrique tem atravessado uma grande fase nas três competições que disputa nesta temporada. Os comandados do treinador espanhol parecem que desaprenderam a perder e ficaram viciados em vencer.


Mesmo com dois gols de vantagem, o PSG não aliviou. Continuou pressionando o Lille. Aos 28 minutos, Dembélé, que é peça fundamental do atual elenco do clube, recebeu passe de João Neves e não desperdiçou. O camisa 10, que é o artilheiro isolado da Ligue 1, chegou a 18 gols no campeonato francês. Em doze partidas que disputou em 2025, o camisa 10 marcou 17 gols.


Antes mesmo dos 40 minutos, Desiré Doué recebeu pela meia direita e soltou uma bomba no ângulo, sem chance para o goleiro do Lille. O placar mostrava quatro a zero para o PSG!


Nos minutos finais, Dembélé arriscou de longe e obrigou Chevalier a fazer mais uma boa defesa na partida.


O primeiro tempo terminou com um atropelo do PSG no Lille. O clube da capital cirou oito oportunidades de gol, enquanto que o Losc não conseguiu dar um chute sequer ao gol defendido por Gianluigi Donnarumma.


Na volta para o segundo tempo, o Lille voltou com outra postura. Tratou de ir ao ataque e ganhou o primeiro escanteio. Na jogada de bola parada, o brasileiro Alexsandro cabeceou por cima do travessão.


Aos 15 minutos, os dois treinadores mexeram por atacado. No PSG, Dembélé, Hakimi, João Neves e Nuno Mendes saíram para as entradas de Kvara, Zaire-Emery, Vitinha eWillian Pacho. Já no Lille, Jonathan David e Ayyoub Bouaddi substituíram Akpom e Mukau.


As substituições deixaram o paris Saint-Germain menos agressivo. O PSG começou a dar espaços que o Lille aproveitou. O clube do Norte do país passou a ter mais oportunidades e, a partir dai, teve mais posse de bola.


Aos 35 minutos, Ethan Mbappé, irmão do craque francês do Real Madrid, arriscou um chute de longe. Donnarumma não segurou e Jonathan David pegou o rebote e diminuiu para o Losc.


Para diminuir ainda mais a vantagem do PSG, o técnico Bruno Genesio colocou o lateral esquerdo brasileiro Ismaily no lugar de Gudmundsson para abrir mais o jogo e dar opções de cruzamento na área. Mas o PSG elevou as linhas de marcação e o brasileiro foi pouco acionado no ataque.


No finzinho, Barcola cruzou e Gonçalo Ramos deu um toquinho. A bola desviou no zagueiro Diakité e Chevalier, provando que seu reflexo está em dia, fez a defesa mais difícil do jogo e evitou o quinto gol do Paris Saint-Germain.


A vitória por quatro a um eleva a confiança do elenco do PSG para a partida em casa na próxima quarta contra o Liverpool pela Liga dos Campeões. Para o Lille, que volta a campo na terça contra o Borussia, em Dortmund, pela Champions, a derrota já é página virada e quer voltar a apresentar o futebol vistoso que classificou o clube diretamente para as oitavas da competição europeia.

Comments


bottom of page