top of page

Judocas franceses fazem intercâmbio no Rio de Janeiro

  • ogalofrances
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de mar.

À convite da Confederação Brasileira de Judô, atletas do clube francês SGS Judo, da cidade de Sainte-Geneviève-des-Bois, fizeram um intercâmbio no Rio de Janeiro, na última semana, com objetivo de trocar experiências e aprender com a escola brasileira da modalidade. Durante a estadia no Brasil, eles competiram no Open de Judô Rio 2025, realizado na Arena Carioca 1, e puderam treinar no dojo do Centro de Treinamento do Time Brasil, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.


“A recepção da CBJ e do Comitê Olímpico do Brasil foram fantásticas. A qualidade das instalações, como o tamanho da sala de musculação, é impressionante. É sempre um prazer vir ao Brasil e trabalhar com atletas de alto nível e ao mesmo tempo calorosos e receptivos”, ressaltou Laurent Bosch, técnico do clube.


O treinamento teve a participação de atletas dos clubes cariocas Instituto Reação, Flamengo, Umbra-Vasco da Gama e Botafogo, e contou com destaques brasileiros da modalidade, como a campeã olímpica Rafaela Silva e o 2x medalhista no Circuito Mundial deste ano, Marcelo Fronckowiak; além de outros brasileiros que competiram no Open.


Para a competição, os franceses vieram com 10 atletas e conquistaram cinco medalhas. Vincent Limare (60kg), Kaila Issoufi (78kg) e Evan Baune (100kg) foram campeões, enquanto Cedric Olivar (100kg) e Lucie Dupin (+78kg) ficaram com as medalhas de bronze.


“O método de trabalho dos brasileiros é diferente do que temos na França, e é bom sentir essa diferença de tempo em tempo. Eu gostei muito de treinar a luta de solo. Os judocas do Brasil são de um nível muito bom e durante os treinos nós pudemos trocar conhecimento. Agradeço por essa grande experiência”, disse o campeão Evan Baune.


A CBJ, o SGS Judo e a prefeitura de Sainte-Geneviève-des-Bois mantêm uma parceria de quase vinte anos. O clube e a cidade francesa já foram casa de treinamentos e aclimatações da Seleção Brasileira para grandes eventos do calendário, como Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Em uma das ações mais recentes, a equipe olímpica do judô brasileiro teve o lugar como base da aclimatação para os Jogos de Paris 2024, onde conquistou seu melhor resultado da história, com o ouro de Beatriz Souza (+78kg), a prata de Willian Lima (66kg) e os bronzes de Larissa Pimenta (52kg) e da Equipe Mista.


* texto da CBJ

Comments


bottom of page