Federação mantém exclusão do Foyer Laique
- ogalofrances
- 18 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A Federação Francesa de Rugby (FFR) recebeu a proposta do conciliador do FLHV (Foyer Laique Haut-Vernet)de substituir a sanção de exclusão das competições até ao final da temporada pela simples retirada de 4 pontos às equipas participantes nas competições Regional 1 e Regional 1 Reserva.
O diretor da FFR decidiu não aceitar esta proposta, que considera insuficiente dada a gravidade da situação. Num contexto de combate permanente aos fenômenos de violência no esporte, a Federação afirmou que não pode subscrever a análise segundo a qual a sanção imposta à associação FLHV deveria ser reduzida devido às falhas de segurança da organização do jogo. As sanções pronunciadas pelas comissões da federação baseiam-se, de fato, na responsabilidade individual.

A Foyer Laique Haut-Vernet foi, portanto, excluída das competições Regional 1 e Regional 1 Reserve como consequência de suas próprias ações.
Com esta posição, a FFR mostra que não tolera qualquer forma de violência, tampouco demonstra clemência ao tratar este assunto. A Federação de Rugby da França reafirma o desejo por um ambiente seguro para jogadores e torcedores.
No dia 1º de outubro, torcedores do Foyer Laique e Fleury-Salles-Coursan, além de jogadores e dirigentes, brigaram no estádio protagonizando cenas de violência inaceitáveis nos dias de hoje. Insultos racistas também foram proferidos pelos brigões. Em 8 de dezembro, a FFR impôs a exclusão de ambos na temporada 2023-2024, além de multa de €1.000,00 para cada equipe.
Comments