top of page

Morre Eddie Jordan, que competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1981

  • ogalofrances
  • 20 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de mar.

Eddie Jordan foi um dos chefes de F1 mais excêntricos dos últimos 35 anos. A equipe que levava seu sobrenome produziu carros vitoriosos em diferentes épocas. O que pouca gente lembra é que Eddie Jordan, que faleceu nesta quinta (20/03), além de ser um chefe visionário, foi também um piloto.

Eddie nunca guiou na F1, mas participou de um teste na McLaren em 1979. O irlandês fez história como chefe de equipe. Nunca disputou diretamente o título de pilotos ou de construtores, mas conquistou resultados importantes, como o primeiro pódio de Rubens Barrichello (GP de Aida de 1994), a última vitória de Damon Hill (GP da Bélgica de 1998), além de ter dado a primeira chance na F1 a Michael Schumacher.



O irlandês, no entanto, participou de corridas de resistência. Destaque para as 24 Horas de Le Mans de 1981. Eddie competiu com um BMW M1, no Grupo 5. Ele dividiu o carro alemão com David Hobbs e Steve O'Rourke, que curiosamente era empresário do Pink Floyd. Devem ter se entendido bem, já que Jordan era baterista nas horas vagas.


O BMW também foi inscrito pela equipe de O'Rourke, cujo nome EMKA faz referência aos primeiros nomes das filhas do empresário musical, Emma e Katheryne. Largando da 38ª posição do grid, o carro abandonou a duas horas do final, após 236 voltas, devido a uma falha no sistema de injeção.



Comments


bottom of page