top of page

Depois do título europeu de handebol, a França foca na Olimpíada

  • ogalofrances
  • 28 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

A seleção masculina francesa de handebol chega à Olimpíada em casa com a moral mais alta do que a Torre Eiffel. Depois de vencer a final da Copa do Mundo contra a Noruega, em dezembro de 2023, e faturar o título europeu neste domingo (28/1) ao ganhar da Dinamarca na prorrogação por 33 a 31, a França já namora a medalha de ouro olímpica.


Foto: Laurent Lairys

Mas, assim como no futebol, o salto alto pode ser traidor. Por isso, a confiança precisa ter uma boa dose de respeito aos adversários, principalmente à Dinamarca e à Noruega.

Os franceses sabem que a pressão pela conquista do ouro em Paris-2024 será grande. “Somos campeões do mundo e isso já basta para sermos a equipe a ser vencida nas quadras”, disse o pivô da seleção francesa, Pauletta Foppa.

Para ser campeã olímpica, a França tem uma escrita pela frente. Jamais uma equipe masculina conquistou a medalha de ouro na Olimpíada depois de ter sido campeã no mundial anterior. No feminino, apenas as norueguesas conseguiram o titulo mundial em 2011 e o ouro olímpico em 2012.

Assim como no masculino, no feminino a situação é parecida. A França é a atual campeã mundial feminina de handebol. As francesas foram campeãs ao vencerem a Noruega por 31 a 28. Mas, nos Jogos de 2008 e 2012, elas não chegaram sequer às semifinais. Foram finalistas em 2016, ficando com a prata. Mas, em Tóquio-2020, deram a volta por cima e faturaram o ouro depois de fracassarem na Copa do Mundo em Kumamoto, Japão, em 2019; foram eliminadas na fase preliminar.

No masculino, a França também busca o bicampeonato olímpico consecutivo. Na história, a França tem três medalhas de ouro conquistadas nos últimos quatro Jogos – em 2016, foi vice.

Comments


bottom of page