Brasileiros ficam nas oitavas no dia 1 do Paris Grand Slam
- ogalofrances
- 1 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
Por Marcio Arruda O Brasil não começou tão bem o Paris Grand Slam, disputado na Accor Arena, em Paris. Neste sábado (01/02), três brasileiros entraram no tatame e foram eliminados antes mesmo das quartas de final.

Foto: Kulumbegashvili Tamara
Maior nome na delegação brasileira neste Paris Grand Slam 2025, Rafael Silva, que agora compete na categoria até 63kg, começou a competição com o pé direito. A campeã olímpica venceu a italiana Savita Russo com um yuko. Esta pontuação é uma das novidades nas regras para 2025 e está de volta justamente nesta competição. Porém, na segunda luta, Rafaela não conseguiu superar a holandesa Joanne Van Lieshout, número 2 do mundo. Nesta luta das oitavas de final, Rafaela perdeu para a atual campeã mundial por dois waza-ari.
Depois da dolorida derrota, Rafael Silva falou na zona mista da Accor Arena.
Ainda no feminino, a brasileira Nauana Silva, na categoria até 63kg, perdeu logo na primeira luta da japonesa Megu Danno, que imobilizou a brasileira por 20 segundos até o ippon. A judoca deixou o tatame e não conteve as lágrimas. “É muito triste fazer toda preparação e perder a primeira luta. Mas tem muita coisa pela frente em 2025”, declarou a atleta de 21 anos.
Com um pouquinho mais de sorte, Vinícius Ardina, da categoria até 73kg, venceu por ippon o americano Jack Yonezuka. Mas, na segunda luta de Ardina neste sábado, válida pelas oitavas de final, ele levou um waza-ari do sul-coreano Donghyun Bae e se despediu do torneio. Eliminado do Paris Grand Slam 2025, o judoca de 21 anos saiu do tatame abatido com a derrota. Ardina planejava ir mais longe na competição, mas a eliminação precoce não apaga o grande futuro que o brasileiro tem pela frente.
O Paris Grand Slam continua neste domingo com mais quatro brasileiros no tatame: Leonardo Gonçalves (-100kg), Rafael Macedo (-90kg), Luan Almeida (-81kg) e Gabriel Falcão (-81kg).
As grandes ausências na delegação brasileira neste Paris Grand Slam foram Beatriz Souza, William Lima e Larissa Pimenta. A campeã olímpica na categoria acima de 78kg em Paris-2024, Bia retornou de férias e, por enquanto, está focada apenas nos treinos, assim como Larissa, bronze na categoria até 52kg. Já William, prata na última Olimpíada na categoria até 66kg, se recupera de uma cirurgia no ombro e, em breve, estará de volta ao treinamento.
Comentarios