Basquete masculino do Brasil garante vaga olímpica
- ogalofrances
- 7 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Por Suzanne Drapo A delegação brasileira para a Olimpíada de Paris cresceu. Neste domingo (07/7), a seleção brasileira masculina de basquete garantiu vaga em Paris-2024. A conquista da vaga veio com o título do pré-olímpico disputado em Riga, na Letônia. A vitória diante dos donos da casa por 94 a 69 foi maiúscula. Incontestável.

Foto: FIBA
Uma reviravolta. Assim pode-se analisar o período em que o Brasil esteve na disputa deste pré-olímpico. A seleção brasileira chegou praticamente desacreditada. Apresentou boa performance na vitória contra Montenegro. Jogou bem, mas perdeu de Camarões. Na semifinal, venceu com autoridade as Filipinas. Na partida decisiva, que só valia uma vaga para os Jogos Olímpicos, o Brasil detonou a Letônia.
Mesmo empurrada pela torcida, a Letônia não assustou a seleção. O Brasil fez um primeiro quarto arrasador. Destaque para a incrível cesta de Bruno Caboclo, que terminou o jogo como certinha com 21 pontos.
Comandados pelo técnico croata Aleksander Petrovic, e liderados em quadra pelo veterano Marcelinho Huertas, de 41 anos e com duas Olimpíadas na carreira, o Brasil precisou se reinventar. Sem Raulzinho para esta final, a seleção ainda perdeu Yago no segundo quarto.
Com o título, o Brasil se junta a 11 países classificados para o torneio masculino de basquete desta Olimpíada. Desde a aposentadoria de Oscar Schmidt da seleção brasileira, o basquete masculino ficou ausente das Olimpíadas de Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Tóquio (2020). A seleção masculina participou dos Jogos de Londres (2012), tendo ficado em quinto lugar, e do Rio de Janeiro (2016), terminando o torneio na nona colocação.
A seleção brasileira está no Grupo B com Alemanha, Japão e os donos da casa, França. A estréia do Brasil será no dia 27 de julho diante dos franceses, atuais vice-campeões olímpicos.
Comments