top of page

Agitos Paralímpicos são instalados no Arco do Triunfo

  • ogalofrances
  • 28 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Um dos símbolos e Paris amanheceu com uma decoração diferente nesta sexta (28/6). Há 61 dias do início dos Jogos Paralímpicos, o Arco do Triunfo recebeu os Agitos Paralímpicos no alto do monumento.

Pela primeira vez na história das Olimpíadas, os Agitos Paralímpicos são exibidos em um tamanho gigante antes do início dos Jogos Olímpicos.


Fotos: Paris-2024

Os Agitos são a representação visual do Movimento Paraolímpico Mundial. O nome tem origem no latim e significa “eu me movo”. O formato do símbolo representa atletas de todo o mundo caminhando juntos em direção a um ponto central, que é os Jogos Paralímpicos. As três cores simbolizam as três cores mais usadas nas bandeiras nacionais de todo o mundo.

A cada edição da Paralimpíada, os Agitos Paralímpicos são colocados em local icônico da cidade-sede. Foi assim em 2012, tendo sido colocado na Tower Bridge, em Londres; na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 2016, e no Tokyo Bay, em Tóquio, nos Jogos disputados em 2021.


Até a edição de Tóquio, os Agitos eram exibidos após o término da Olimpíada, depois da remoção dos anéis. Agora, pela primeira vez na história, Paris-2024 exibirá os Agitos um mês antes da abertura dos Jogos Olímpicos.

A Cerimônia de Abertura, que acontece no dia 28 de agosto, na Place de la Concorde, será inédita, pois pela primeira vez será organizada fora de um estádio.

Durante a noite de 27 para 28 de junho, equipes da ArcelorMittal, parceira oficial dos Jogos Paris-2024, e em conjunto com o Centre des Monuments Nationaux e Paris-2024, realizaram a montagem dos Agitos no monumento. A instalação exigiu a utilização de guindastes, drones e técnicos de acesso por corda. Os Agitos foram fabricados na França com aço 100% reciclado. Instalados a 44 metros do solo do Arco do Triunfo, cada Agitos tem sete metros de altura e três metros de largura, com total de 12 metros de largura e nove metros de altura.


“Tenho orgulho de ver esses Agitos Paralímpicos no topo do Arco do Triunfo e de sermos a primeira cidade-sede dos Jogos a exibi-los ao mesmo tempo que os anéis olímpicos. A Champs-Elysées será a Avenida dos Jogos Paraolímpicos. Será aqui a cerimônia de abertura na Place de la Concorde, que promete ser inesquecível”, disse Tony Estanguet, presidente de Paris-2024.

Comments


bottom of page